Visão - Homepage
Faça aqui o seu
Subscreva dos feeds RSS da visão.pt
RSS
Assinaturas: Papel | Tablets e Vouchers | Digital
Convite aos Leitores: Deixe aqui a sua Opinião
Página inicial  >  Actualidade  >  Portugal  >  VÍDEO: Primeiro casamento homossexual em ...

Nova lei

VÍDEO: Primeiro casamento homossexual em Portugal já se realizou

Helena e Teresa são as protagonistas do primeiro casamento homossexual realizado em Portugal. Depois de quatro anos de espera, casam no dia em que a lei entra em vigor

Lusa
10:56 Segunda, 7 de Junho de 2010
Partilhe este artigo:

As duas foram declaradas pela conservadora "unidas pelo casamento" às 09:45, numa sala onde estavam cerca de trinta pessoas que aplaudiram o casal e a declaração. As duas abraçaram-se e beijaram-se. Para que nada falhasse, Helena e Teresa marcaram dia e hora na Conservatória.

Teresa Pires e Helena Paixão vivem juntas há oito anos com as duas filhas de uniões anteriores heterossexuais. Em Fevereiro de 2006 deram entrada com um processo de casamento na 7.ª conservatória de Lisboa, mas viram o processo recusado, primeiro pelo conservador e depois pelos tribunais.

Hoje tornaram-se o primeiro casal homossexual a casar em Portugal, depois de o Parlamento ter alterado as leis que antes só permitiam esta união entre pessoas de sexo diferente.

Quem acompanhou o casal durante toda o período de luta foram as duas filhas, de 16 e 10 anos, que segundo Teresa: "estão em pulgas, quase que pensam que são elas que vão casar. Estão a viver tudo isto com muita emoção, principalmente a mais velha, que acompanhou todo o processo."

Quanto às famílias Teresa Pires diz que mantêm o comportamento que sempre manifestaram ao longo dos oito anos, uma é "completamente contra" e a outra é "receptiva".

 

Palavras-chave  casamento homossexual, gay
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
 
 
Aumentar texto  Aumentar texto Diminuir texto  Diminuir texto ImprimirImprimir Enviar por emailEnviar por email
Partilhe este artigo:
 
 
52 comentários
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Portugal nas Bocas do Mundo
kizzaka (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 14:15 | Segunda, 7 de Junho de 2010

São 14:00. O boletim noticioso da Rádio 'France Inter' (abreviatura de 'France Interview' - não confundir com a 'France International' [www.franceinter.fr]) abre com a notícia do primeiro casamento homossexual em Portugal, na Câmara Muncipal de Lisboa. Uau!!!

A jornalista refere os nomes das cônjuges e realça que Portugal é o décimo-sexto país a autorizar casamentos homossexuais.

Atendendo a que existem mais de 80 países no mundo onde homossexuais são perseguidos com pena de morte ou prisão, sinto-me feliz por ser cidadão português e por verificar que a homofobia perde terreno no mundo - excepto naqueles países onde a necessidade de efectivos para o exército continua a ser uma prioridade.

Tenho um filho e uma filha. Teria pena se eles fosssem hmossexuais, mas gosto suficientemente deles para desejar que sejam felizes no amor de acordo com as suas pulsões.
    Re: Portugal nas Bocas do Mundo   
cmvg1971 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:35 | Quarta, 9 de Junho de 2010
Que lindos
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 15:35 | Segunda, 7 de Junho de 2010
Tudo muito bonito,mas há um grande risco,o da parentalidade.Ler em: http://rumoincerto.blog.c...
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 18:05 | Segunda, 7 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 19:23 | Segunda, 7 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 20:10 | Segunda, 7 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 9:36 | Terça, 8 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 11:43 | Terça, 8 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Terça, 8 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 17:02 | Terça, 8 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 19:23 | Terça, 8 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 19:59 | Terça, 8 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 9:30 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 11:21 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 15:23 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 17:04 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 18:57 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 21:25 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
opinadeiro (seguir utilizador), 1 ponto , 13:52 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 15:26 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
mario gomes (seguir utilizador), 1 ponto , 15:25 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Que lindos   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 15:39 | Quinta, 10 de Junho de 2010
Igualdade social
JPOSR (seguir utilizador), 1 ponto , 17:51 | Segunda, 7 de Junho de 2010
Socialmente foi um passo em frente.
Quer nos agrade quer não com esta nova lei Portugal tornou-se um país mais justo e igualitário
    Re: Igualdade social   
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 21:08 | Sexta, 11 de Junho de 2010
A bem da moral de Vossas Excelências?
joadearievilo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:00 | Segunda, 7 de Junho de 2010
«Quem acompanhou o casal durante toda o período de luta foram as duas filhas, de 16 e 10 anos, que segundo Teresa: "estão em pulgas, quase que pensam que são elas que vão casar.»
No exemplo acima, dito irreflectidamente, com tanta transparência, captado num bom flash do jornalista, vê-se claramente a influência das duas mães nas crianças. Filho de peixe sabe nadar, diz o ditado popular.

Mas em democracia, a verdade é a maioria, e a maioria escolheu, é tempo de parabéns, espero que não se esqueçam de convidar o presidente Cavaco Silva para padrinho de alguns casamentos. Afinal, ele é pela economia, pela dinâmica económica, e vai haver tanta gente a lucrar com mais uns problemazinhos de traições, divórcios, traumas, ciúmes, telenovelas, reportagens...

Penso que é tempo, também, de fazer uma pergunta ao Senhor Presidente da República, na sua qualidade de grande dinamizador económico, e ao senhor Primeiro-ministro tão preocupado com a descriminação
- Para quando a legalização da prostituição? Vamos continuar a pagar os impostos por elas? Os abortos? E outras coisas mais? A bem da moral de Vossas Excelências?
    Re: A bem da moral de Vossas Excelências?   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 18:14 | Segunda, 7 de Junho de 2010
    Re: A bem da moral de Vossas Excelências?   
JPOSR (seguir utilizador), 1 ponto , 18:22 | Segunda, 7 de Junho de 2010
    Re: A bem da moral de Vossas Excelências?   
joadearievilo (seguir utilizador), 1 ponto , 19:49 | Segunda, 7 de Junho de 2010
    O simplismo caramba, o simplismo...   
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 19:10 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Tem razão, é um simplismo!   
joadearievilo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:57 | Quarta, 9 de Junho de 2010
    Re: Tem razão, é um simplismo!   
opinadeiro (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Tem razão, é um simplismo!   
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 11:43 | Sexta, 11 de Junho de 2010
    Re: Tem r, é simplismo! E tudo que o vento levou   
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:44 | Sexta, 11 de Junho de 2010
    Re: Tem r, é simplismo! E tudo que o vento levou   
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 11:25 | Segunda, 14 de Junho de 2010
    Re: Tem razão, é um simplismo!   
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:35 | Sexta, 11 de Junho de 2010
MUDARAM-SE AS LEIS...
RedSoul (seguir utilizador), 1 ponto , 18:48 | Segunda, 7 de Junho de 2010
...Mudem-se as mentalidades!
      (É importante, sobretudo para não aparecerem assuntos que não têm rigorosamente nada a ver com o assunto em questão, aqui misturados como termo de comparação, sabe-se lá porquê!?...)
      Vivam as noivas. Felicidades para elas.
      E PARABÉNS: PARA ELAS E PARA O NOSSO PAÍS!...
Multiplicaivos e Aument. fofas?vem aí os Comunista
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 21:03 | Segunda, 7 de Junho de 2010
Ainda vem que os Casamentos dos maricas,náo é para toda Vida?
muita coisa pode ser alterada? até a léi vetada pode ser camcelada;
se o P.R. assim quizer e o Governo ou 150 Mil assinaturas da maioria da
Popelacáo Portuguesa,O resto sáo ausentes, ou Emigrantes .
Nada fica para toda vida, tambem há léis c/ 100 anos que foram alteradas ou náo ?
Mas nas proximas Eleicóes se eu for Eleito essas léis dos Homossexuais vai
logo para o caixote do lixo e é Feriado Nacinal ! ponto e virgula, por
isso a maioria que vote em mim .ha ha ha ha he he he he (HH)
    Re: Multiplicaivos e Aument. fofas?vem aí os Comun   
opinadeiro (seguir utilizador), 1 ponto , 13:55 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Multiplicaivos e Aument. fofas?vem aí os Comun   
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:25 | Quinta, 10 de Junho de 2010
a grande confusão de moralidades
joadearievilo (seguir utilizador), 1 ponto , 13:41 | Terça, 8 de Junho de 2010
Pois, D. Lobo, o grande problema, a grande confusão de moralidades, validades e incertezas (veja que belo adjectivo ‘grande’ lindo, dá para os dois sexos. Riso) porque passamos, tem assento precisamente nisso, Um descuida-se e o outro aprova uma nova lei conveniente. Então aqueles que são beneficiados aproveitam-se logo dela. Agora imaginemos que nas nossas caravelas, a cada dia mudassem de rumo?
Ainda hoje não teríamos chegado à Madeira.
    Re: a grande confusão de moralidades   
kizzaka (seguir utilizador), 2 pontos , 17:07 | Terça, 8 de Junho de 2010
Casadinhas (os) de fresco ! Homos. S.a p.i.e.n §§
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:17 | Terça, 8 de Junho de 2010
O Viuvo(a) do Maricas ou... (paneleiro)a) tem direitos do Estado,
reformas e subcidios do Governo? ou do Zé Povo, paga chico !!!
  mas que corja! só falta o sübcidio da Aleitacáo e depoi o da Alimentacáo
sem falar no abono? Paga chico que é Democratico !!! aí a Crise .
É com mágua e desprezo que me enoja de ser Portugués, numca ao longo dos
40 Anos de ausencia de Portugal, me sinto emvergonhado ; só existe,
uma solucáo trocar de Passaporte, com o nome de maricas (credo)
está na moda ? percentagens dos que já náo votam aumenta .
Um descuida-se e o outro É Violado(a) e assim se aranja uma nova doénca ? chamada parapsicologia e é cronica só com Medicamentosos
se comsegue aleviar a Alma e o penssamento; que assim seija escrito
e assim seija lido .
De caravela ou de beciquele-te , por ruas e atalhos também la chego
sem precisar de Modernismos !!! (HH)
    Quer trocar de passaporte? Faz muito bem!   
cmvg1971 (seguir utilizador), 2 pontos , 5:57 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Quer trocar de passaporte? Faz muito bem!   
D.Lobo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:13 | Quinta, 10 de Junho de 2010
Espero que sejam felizes
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:17 | Quarta, 9 de Junho de 2010
Neste casamento só vou comentar o seguinte:
Achei bem terem o direito de se casarem, mas não achei correcto, receberem dinheiro por darem a cara, como eu soube que receberam e depois como deixaram de ter essa fonte, tiveram problemas financeiros.
Quando as pessoas se amam pelo que são, não é por amarem-se e por darem a cara que devem receber dinheiro.
Aí critíco-as, porque não é por amarem outra pessoa do mesmo sexo que deveriam ter recebido esse dinheiro.
Agora quanto, a esta união acho que todos devem ter o direito de serem felizes, e os outros não têm nada haver com isso, elas e eles que vivam a sua vida como nós heterossexuais vivemos e fazemos dela o que queremos.
Não somos mais para críticar quem quer que seja, e muito menos o amor. Eu a única crítica que faço, é a falta de auto-estima e de amor próprio, porque receber dinheiro para dar a cara nesta união, não concordo.
    Re: Espero que sejam felizes   
opinadeiro (seguir utilizador), 1 ponto , 14:17 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Espero que sejam felizes   
opinadeiro (seguir utilizador), 1 ponto , 14:27 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Espero que sejam felizes   
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:49 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Espero que sejam felizes   
NÃO TENTO (seguir utilizador), 1 ponto , 16:43 | Quinta, 10 de Junho de 2010
    Re: Espero que sejam felizes   
Sabetudo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:54 | Quinta, 10 de Junho de 2010
União ou casamento?
Senra (seguir utilizador), 1 ponto , 1:09 | Sábado, 12 de Junho de 2010
Teresa Pires e Helena Paixão tiveram, das suas uniões heterossexuais, uma filha cada e, só depois, lutaram pelo casamento homossexual De facto, as leis anteriores não permitiam oficialmente as uniões homossexuais, mas permitiam o casamento heterossexual e, curiosamente nessa altura, optaram pela união e não pelo casamento; é no mínimo contraditório, pelo que a atitude parece mais de provocação à sociedade do que descriminação por parte da sociedade às uniões homossexuais. Sou favorável à nova lei embora entenda que o significado de um casamento não seja verdadeiro sinónimo de uníão e, quando inquirido, sobre os meus filhos respondo que tenho dois e não um casal Que a lei traga vantagens a todos, principalmente aos seus destinatários e que elimine os eventuais constrangimentos nos seus sentimentos e, em lugar de destaque, o verdadeiro amor.
E para os portugueses residentes no Brasil?
RBrito_BR (seguir utilizador), 1 ponto , 13:59 | Terça, 31 de Janeiro
Será que consiguiremos extender isto ao Brasil?
52 comentários
Página 1 de 1   
PUB
 
Grupo ImpresaACAP